terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Apresentação do Hip-Hop

Acabei de assistir a apresentação "oficial" do pessoal do Facebook sobre o Hip-Hop, o "transformador de código" como eles disseram. Basicamente o pessoal disse o que já estava neste link Agora tem este outro link para uma página do projeto dentro do site deles. Mas mesmo assim ainda não consegui acessar nada no GitHub.

O Hip-Hop de acordo com a apresentação funciona muito bem o código "mundano", ou seja aquele código mais simples que não usa os recursos "mágicos" do PHP. Coisas estáticas como classes e varáveis se beneficiam muito das otimizações do Hip-Hop. Mas os recursos dinâmicos não obtém o mesmo retorno. Um exemplo interessante que eles mostraram foi a função "function_exists", já que no PHP uma função pode estar declarada antes ou depois da checagem com function_exists. Mas muita coisa dinâmica eles conseguem suportar como extract, chamadas de funções dinâmicas, redeclaração de funções e classes, etc.

Como o apresentador disse, quem vive no mundo de hosts compartilhados (meu caso) não deve tirar muito proveito do Hip-Hop por agora. E pelo que entendi, somente no mundo *nix o Hip-Hop está disponível.

O fluxo de desenvolvimento é basicamente o mesmo existente, você cria um arquivo .php coloca seu código nele testa em um servidor e quando estiver pronto você roda no Hip-Hop e coloca em produção. Eles queriam aproveitar esta característica de rápido desenvolvimento do PHP aliado com o desempenho do C++.

Eles basicamente tiveram que reescrever todas as extensões da linguagem PHP, uma coisa engraçada foi quando um cara perguntou como eles contornaram a questão de que muitas extensões PHP não eram thread-safe e o apresentador respondeu que eles tiveram que "resolver" estes problemas.

Por enquanto é só, quando eu conseguir por as mãos no Hip-Hop quero postar alguma coisa aqui. Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário