sábado, 28 de maio de 2011

Info.php

Qual desenvolvedor PHP que de vez em sempre não precisa rodar o famoso comando phpinfo() em um servidor para ver quais extensões e recursos estão instalados?

E como não é chato ter que criar um arquivo info.php, lembrar corretamente do nome da função, é phpinfo() ou php_info() graças a padronização dos nomes de funções no PHP? Ter que conectar no servidor via ftp ou rsync, enviar o arquivo etc.

Não seria bem melhor ter um script pronto em um lugar estratégico e fácil de lembrar, rodá-lo e depois só acessar o endereço do site no browser e consultar a saída do phpinfo()?

Pensando nisso eu criei um pequeno script PHP que faz exatamente isso. Como o nome de generate_info.php basta abri-lo preencher o nome de usuário, password e endereço do servidor (só ftp por enquanto), dar permissão de execução para o script e rodá-lo assim "./generate_info.php". Prontinho! Basta acessar seu servidor na pasta indicada no endereço do servidor colocando o nome "info.php" no fim da url para ver a saída gerada.

Ah! Mais uma coisa! Não é muito seguro deixar este tipo de arquivo no seu servidor já que ele pode revelar muitas informações para pessoas mal intencionadas. Se você rodar o comando usando o parâmetro "-d" o arquivo info.php será excluído, ex: "./generate_info.php -d".

Para a galera do Windows estes comandos devem funcionar:
php.exe -f "generate_info.php" (criar o arquivo)
php.exe -f "generate_info.php" -- -d (excluir o arquivo)

Use este comando se você tiver o svn instalado para obter o script:
svn checkout http://hipercodigo.googlecode.com/svn/trunk/generate_info

Ou você pode acessar o arquivo diretamente neste endereço:
http://hipercodigo.googlecode.com/svn/trunk/generate_info/generate_info.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário