domingo, 18 de dezembro de 2011

Como escrever javascript com PHP?

Quem já tem alguma experiência com desenvolvimento web já deve ter passado pela experiência de escrever código javascript usando código PHP. A técnica é bem interessante e poderosa, pois você está gerando código javascript dinamicamente usando PHP que também é uma linguagem dinâmica, Batman e Robin ficariam orgulhosos.

Aqui vai um exemplo: Você tem um site bastante visitado e que usa bastante ajax para evitar recarregar toda a página para cada ação do usuário. Mas e que tal você economizar até nas chamadas ajax? Supondo aquela situação básica onde o usuário do site escolhe uma opção em um select e algum lugar da página é recarregado automaticamente de acordo com a opção escolhida. Supondo ainda que as informações envolvidas não mudem com muita frequência, vamos fazer com todas as informações já estejam na página permitindo o código javascript carregar as informações na página sem uma requisição ajax.



O código simplesmente preenche o input "sentimento_cor" de acordo com a cor escolhida no select. Como vocês podem ver estou preenchendo o array javascript "sentimentos_cores" com os valores vindos do array PHP "sentimento_cores". Desta forma a função "mostra_sentimentos" vai somente pegar o valor do input diretamente do array javascript sem a necessidade de uma requisição ajax.

Até aí tudo bem. No entanto se você testar este código vai perceber que um erro javascript vai aparecer logo de cara na seguinte linha:
sentimentos_cores.push("depressão, luto e "escuridão"");
Como a palavra escuridão está entres aspas duplas estas se misturaram com as aspas duplas do código javascript formando um comando inválido. O problema aqui foi que nós não escapamos a saída javascript. E como já comentei em um artigo anterior não escapar a saída pode trazer sérios problemas para sua aplicação web.

E como escapamos a saída javascript? Muito simples, a linguagem PHP já possui uma função que faz isso, embora o nome da função não seja óbvio, a função json_encode. Assim o trecho onde a PHP gera o código javascript ficaria assim:



Agora vá e observe a saída gerada pela linguagem PHP:



As aspas foram escapadas e os acentos foram convertidos para uma representação unicode. Na verdade nós poderíamos ter simplificado o código usando a função json_encode diretamente no array PHP o teria gerado a seguinte string:

["al\u00edvio e paz","amor e paix\u00e3o","depress\u00e3o, luto e \"escurid\u00e3o\""];

Esta string é código javascript, e pode ser usado diretamente no código javascript da página:



Espero que este post seja útil para quem estiver usando PHP para gerar javascript, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário