quarta-feira, 18 de abril de 2012

Chamar Terminais Virtuais em um SO Linux virtualizado no Virtual Box

Trabalho com máquinas virtuais usando o VirtualBox. Um pequeno e excelente programa para virtualização pelo qual você não precisa desembolsar nenhum centavo para usar. Geralmente eu uso máquinas virtuais para fazer testes ou experimentos sem correr o risco de fazer algo errado com minha máquina de trabalho.

Recentemente em um destes experimentos com máquinas virtuais, um Linux Ubuntu 10.04, a interface gráfica ficou paralisada. Fiquei alegre que isso não foi na máquina host, e percebi que poderia tentar continuar usando máquina com a interface gráfica paralisada usando os terminais virtuais, que geralmente são acionados através da combinação de teclas Ctrl + Alt + F1 até F7. Os terminais de F1 até F6 são em modo texto e o F7 é o que exibe a sua interface gráfica. O problema é que apertando estas sequências de teclas eram acionados os terminais virtuais na minha máquina host e não na máquina virtual. Como simular esta sequência de teclas na máquina virtual rodando no Virtual Box?
Host Key + F1 (a host key geralmente é o Control direito no teclado)
Ou
F1, depois Ctrl e Alt (esta combinação também acionou o terminal na minha máquina host, mas quando voltei para o terminal F7 a máquina guest também estava no terminal virtual)

Muito útil para mim! Espero que ajude vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário