Já faz algumas semanas que instalei a mais nova versão do Ubuntu, a 10.04, no pc do meu trabalho. E devo dizer que achei ele muito bom, a inicialização está bem rápida e gostei muito do novo visual.
Ainda estou me adaptando a mudança dos botões minimizar, maximizar e fechar das janelas dos aplicativos que agora ficam na esquerda (no trabalho ficam do lado esquerdo e em casa do lado direito), talvez tenha como configurar isso mas com eu gostei muito do sistema e penso em migrar meu pc pessoal para a versão 10.04 então vou deixar assim para ir me acostumando.
Depois do sistema instalado comecei a jornada de instalação dos meu softwares favoritos sem os quais eu não vivo sem. E como não poderia deixar de ser o PHP está entre eles. E me surpreendi após instalar o LAMP e perceber que a versão padrão do PHP nos repositórios oficiais é a 5.3.
Já a algum tempo eu queria poder ter a força de vontade de instalar esta versão no meu pc pessoal para experimentar as novas funcionalidades (closures no php deve ser demais!). Mas eu não sabia se meus projetos rodariam no php 5.3, se o CodeIgniter rodaria e não achei uma maneira fácil de instalar mais de uma versão do php na mesma máquina rodando lado a lado (talvez foi falta de ter procurado mais).
Com a versão 5.3 já instalada no pc do meu trabalho, onde eu também utilizo o CodeIgniter, eu pensei, "Vamos ver no que isso vai dar!". E não é que o CodeIgniter rodou bonitinho no php 5.3?! Fiquei aliviado com isso. Depois olhando nos fórums encontrei um post dizendo que eles tinham adaptado o código para ser compatível com a versão mais nova do PHP. A única coisa que deu errado foi uma chamada a função "eregi" que agora está marcada com deprecated, mas isso estava em um código desenvolvido internamente.
Aqui vão alguns links para o pessoal que necessita rodar o php 5.2 no Ubuntu 10.04:
http://randyfay.com/node/63
http://blog.hostweb.com.br/ubuntu-10-04-lucid-lynx-com-php-5-2-10-karmic-koala/hostweb
http://www.nickveenhof.be/blog/reverting-or-downgrading-php-53-52-ubuntu-lucid-lynx-1004
Eu não testei nenhuma solução porque vou continuar com o php 5.3, afinal, algum dia ele deve se tornar o padrão nos hosts espalhados pelo mundo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário