Este episódio é muito interessante pois ele demonstra através do comportamento do Dr Sheldon o que acontece em muitas equipes engajadas em desenvolver softwares ou outras atividades.
- Exagero de detalhes em partes do projeto que não são essenciais para o início da empreitada. Logo no começo Sheldon traça uma lista indicando os cargos e responsabilidades de cada integrante do projeto. Não que isso seja uma coisa errada, mas ele realmente exagera ao, por exemplo, escolher o líder do comitê de Amigo Secreto (no caso ele mesmo). Isso é muito comum em projetos de desenvolvimento de aplicativos, o que geralmente leva ao fracasso. Um exemplo comum é quando uma equipe resolve detalhar vários casos de uso diferentes para uma aplicação. O que temos que levar em conta é que geralmente um aplicativo deve fazer pelo menos uma coisa bem feita. Tente detalhar esta parte primeiramente e depois mais para frente pense sobre o processo de login do usuário ou como vai ser a disposição do menu.
- Não foca em partes do projeto que contribuem para o objetivo principal. Tem muito a ver com o primeiro ponto mas aqui estamos falando mais de execução do que planejamento. Logo no início do projeto Leonard resolve discutir sobre a interface do programa, o que eu acho que toda equipe de desenvolvimento de software deveria fazer. A primeira e talvez unica coisa que o usuário enxerga de um programa é a sua interface. Para o usuário a interface é o programa. Acertar em uma interface limpa, não ambígua e eficiente já é meio caminho andado em direção ao sucesso quando estamos desenvolvendo aplicativos. Quando Leonard comenta que quer começar a discutir a interface do usuário Sheldon prontamente diz algo como "Estamos ferrados.". Isso sem contar a parte onde no meio do desenvolvimento ele resolve introduzir uma discussão sobre nomes para o aplicativo. Lembrem-se, primeiro façam o aplicativo fazer algo útil depois se preocupem com o resto.
- Equipe engessada. Em determinando momento Sheldon resolve que Raj será responsável pelo suporte telefônico (o que é um pouco racista) e Howard será seu assistente pessoal. Usar dois caras inteligentes como eles (Howard inclusive é um engenheiro) para dar suporte por telefone e comprar comida para o time?! Eu acho que a série realmente exagerou neste ponto, mas o que eu gostaria de comentar é sobre esta postura de definir papéis inflexíveis para os membros de uma equipe. "Você só trabalha com o banco de dados!" "Eu vou somente programar!" "Você cria a interface e nada mais." É claro que temos que ter pessoas que dão a última palavra ou teríamos discussões intermináveis. Mas para um projeto dar certo uma equipe precisa ser extremamente comunicativa e estar aberta a opiniões uns dos outros. Precisamos ter uma visão do projeto como um todo ou chegamos naquele ponto onde cada membro tem sua opinião divergente sobre o real objetivo do que estão fazendo.
- Sheldon não sabe trabalhar em equipe. Eu odiaria trabalhar em uma equipe com alguém como o Sheldon. Ele não sabe expressar suas opiniões para outros membros, ele não consegue ser construtivo ao criticar outra pessoa. Sempre existirão conflitos dentro das equipes responsáveis pelos projetos, mas sempre que você for criticar o trabalho de outra pessoa tenha argumentos lógicos e evite usar de oratória vazia ou sua posição ou status.
tl;dr
Inicialmente foque nos aspectos que tornam uma aplicação realmente útil. Não crie "ilhas" dentro de sua equipe onde as pessoas não se comunicam. Seja lógico e consistente ou criticar o trabalho de outra pessoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário