sábado, 17 de setembro de 2011

Rodar aplicativos 32-bit no Linux 64-bit

Computador novo, nova instalação do Ubuntu, desta vez a versão 11.04. E desta vez a versão 64-bit do sistema operacional, afinal, agora eu tenho 8 GB de memória ram e sistemas 32-bit não podem reconhecer mais do que 4 GB.

Quando estava testando alguns programas que costumava rodar no sistema antigo, como o flashplayerdebugger, o sistema estava me retornando uma mensagem dizendo que não tinha encontrado o arquivo ou diretório, apesar do caminho estar correto. Depois que algumas buscas sem resultado algum tive a ideia de que o problema poderia ser o fato de agora o programa estar em um sistema operacional 64-bit. Procurei para se achava uma versão 64-bit do flashplayerdebugger sem sucesso. Então procurei como rodar programas 32-bit em um sistema 64-bit.

Finalmente encontrei este post. Instalei a biblioteca indicada ia32-libs e pude rodar o programa. Aparentemente existem diversos problemas para rodar aplicativos 32-bit em ambientes 64-bit, pelo menos no linux. Este outro post pode ajudar a resolver os problemas de compatibilidade das bibliotecas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário