sábado, 31 de dezembro de 2011

Documento XHTML 1.0 mínimo

Seus sites seguem os padrões web? Um jeito rápido de você saber é usando o serviço de validação do W3C (World Wide Web Consortium), o Markup Validation Service. Nele podemos validar documentos HTML e XHTML. Mas porque ter o trabalho a mais de manter os meus sites dentro dos padrões web? Bom, além de torná-lo um cidadão modelo na internet, sites que seguem os padrões web são melhores vistos por engines de busca como a google o que melhora a posição e visibilidade de seus sites. O uso de padrões também melhora a acessibilidade dos sites para pessoas com deficiências, isso é especialmente importante para sites governamentais. Outra vantagem é que com os padrões é mais fácil evitar problemas de incompatibilidades entre diferentes browsers, hoje um site tem que ser exibido corretamente em no mínimo três browsers diferentes: Firefox, Chrome e Internet Explorer. Sem contar os browsers de dispositivos móveis que são um boa parte dos acessos hoje em dia.

Eu geralmente uso XHTML 1.0 nos meus sites, e toda página servida deve uma estrutura mínima para estar dentro dos padrões. Aqui vai o exemplo:



Este documento usa o DOCTTYPE XHTML 1.0 Strict, que é bem rígido com a estrutura do documento. O DOCTYPE define os DTD (Document Type Definitions) usados para validar a sintaxe e gramática da marcação XHTML. Existem várias regras para escrever um documento xhtml válido como todas as tags tem que ser escritas com letras minúsculas, todas as tags de abertura devem ter a tag de fechamento correspondente, os atributos das tags também devem ser escritos com letras minúsculas etc.

O DOCTYPE Strict é mais indicado para páginas onde a marcação html e a apresentação são totalmente separadas através do uso de CSS. Um DOCTYPE mais flexível é o Transitional, que permite o uso de elementos em desuso, ou quando o documento mistura marcação e regras de apresentação. Neste caso o exemplo seria:



Muitas das informações neste post foram obtidas no excelente livro "Construindo sites com CSS e (X)HTML" de Maurício Samy Silva.

Quer você use XHTML ou HTML eu acho muito importante seguirmos os padrões web, desta forma sempre estaremos tornando a web um lugar melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário